Propostas de atividade

Atividades previstas na vertente de valorização da imagem pessoal e social:
  1. Monitor da biblioteca escolar
  • Colaborar com os professores da equipa da biblioteca e com as assistentes operacionais na execução de pequenas tarefas ocasionais; 
  • Colaborar na identificação e registo de entradas dos utilizadores, com cordialidade e boa educação. 
  • Utilizar progressivamente algumas das funcionalidades do software de apoio à gestão bibliográfica. 
  • Verificar do cumprimento das regras de utilização da biblioteca. 
  • Participar e colaborar em atividades de dinamização da biblioteca. 

Atividades na vertente da literacia e inclusão digital:
  1. Quero saber… Encontrar conteúdos digitais de qualquer tipo, aprendendo a utilizar de forma mais eficiente as funcionalidades do motor de busca Google. 
  2. Conhecer o Gmail  Criar uma conta de correio eletrónico, de uma forma rápida e segura, personalizar o tema e o perfil, treinar os procedimentos de autenticação, conhecer outros serviços associados e utilizar o correio eletrónico como meio de comunicar. 
  3. Portefólio digital Criar e manter um blogue pessoal agregando conteúdos e ligações do interesse pessoal e educativo. 
  4. O meu canal no Youtube Criar e personalizar um canal no Youtube, associado à conta Gmail, aprender a guardar vídeos favoritos e a criar listas de reprodução. 
  5. Um avatar que fala Utilizar a ferramenta Voki para a criação de um avatar interativo, entendido como instrumento motivador para a comunicação e desenvolvimento do discurso escrito e oral. 
  6. Nas nuvens… Explorar aplicações gratuitas na Web, como o Wordle, para criar nuvens de palavras. 
  7. Programação em Scratch Iniciação à programação, conhecimento dos seus princípios básico e estruturação do pensamento nos procedimentos para a construção de uma animação ou jogo simples. 
  8. Aprender com os tablets Utilizar os iPad e algumas das suas aplicações como ferramenta para o treino de competências de leitura e cálculo e para o desenvolvimento do raciocínio e da memória. 
  9.  …

Sem comentários:

Enviar um comentário